Páginas

27 de jun. de 2012

Atletismo


Atletismo

O Atletismo é chamado de esporte base, porque sua prática corresponde a movimentos naturais do ser humano: correr, saltar, lançar. Na moderna definição, o Atletismo é um esporte com provas de pista (corridas), de campo (saltos e lançamentos), provas combinadas, como decatlo e heptatlo (que reúnem provas de pista e de campo), o pedestrianismo (corridas de rua, como a maratona), corridas em campo (cross country), corridas em montanha, e marcha atlética.
A CBAt - Confederação Brasileira de Atletismo é responsável pelo esporte no País.
O Atletismo é a forma mais antiga de um desporto organizado. Na realidade, trata-se de uma mistura de vários desportos, que engloba as corridas, os saltos e os lançamentos, vem dos tempos em que correr, saltar e lançar eram encarados como uma aprendizagem vital na caça e na guerra.
O número de modalidades e a extensão dos jogos foi aumentando gradualmente. Hoje, a corrida, o salto e os lançamentos têm uma posição destacada no mundo do desporto. O atletismo é um desporto de alta competição que continua a dar imenso prazer a quem o pratica.
De modo geral, o atletismo é praticado em estádios, com exceção de algumas corridas de longa distância, praticadas em vias públicas ou no campo, como a maratona.
O Atletismo é um esporte composto por diversas modalidades classificadas em: 
- Corridas de velocidade: 100 metros - 200 metros - 400 metros
- Corridas de revezamento: 4x100 metros - 4x400 metros.
- Corridas com barreiras ou obstáculos: 100 metros c/barreiras feminino - 110 metros com barreiras c/barreiras masculino - 400 metros c/barreiras - 3.000m. com obstáculos.
- Corridas de meio-fundo: 800 metros - 1.500 metros
- Corridas de fundo:  5.000 metros - 10.000 metros
- Saltos: Salto em altura - salto triplo - salto em distância - salto com vara
- Arremessos e lançamentos: arremesso de peso, arremesso de disco - arremesso do martelo - lançamento de dardo
- Provas combinadas: Heptatlo (para mulheres: 100m c/barreiras, salto em altura, 200 metros, santo em distância, lançamento de dardo e 800 metros) Decatlo (para homens: 100 metros salto em distância, arremesso de peso, salto em altura, 400 metros, 110 m c/barreiras, arremesso de disco, salto com vara, arremesso de dardo, 1.500 metros).
As corridas de rua têm uma rica tradição, no Brasil a prova mais tradicional é a São Silvestre que é disputada nas ruas de São Paulo desde 1924. Elas podem ser disputadas nas mais variadas distâncias, mas sem dúvida a mais nobre das provas é a maratona, na qual os corredores percorrem 42.195 metros.

 Fonte:

2 comentários:

Seguidores